quinta-feira, 7 de junho de 2012

CORRUPÇÃO NA EUROPA AGRAVA A CRISE FINANCEIRA

Diz relatório da Secretaria da Transparência Internacional. O combate a este grave desvio de conduta passou a ser global e ganha apoio da grande mídia, inclusive televisiva. O sucesso desse movimento isolará e enfraquecerá em definitivo as influências do poder oculto sobre a humanidade. Libertando-a das garras das indústrias da guerra, das drogas, da energia fóssil e de outros segmentos que sonegam saúde, educação e a paz entre as nações da superfície da terra.
BRUXELAS, 6 Jun 2012 (AFP) - A corrupção e a falta de transparência na Europa e principalmente nos países do sul (Grécia, Itália, Portugal e Espanha) agravam a crise que vive o continente, segundo um relatório da organização não governamental "Transparência Internacional" publicado nesta quarta-feira em Bruxelas.
"As relações entre a corrupção e a crise financeira e fiscal em curso não podem mais ser ignoradas", indica o relatório.
"Nestes países, a corrupção consiste com frequência em práticas legais, mas pouco éticas, resultado de regras ineficientes, tráfico de influências e relações muito estreitas entre o setor público e o privado", diz a ONG.
O relatório, intitulado "Dinheiro, poder e política: os riscos da corrupção na Europa", denuncia a falta de transparência na tomada de decisões e no financiamento dos partidos políticos.
Dezenove dos 25 países do estudo ainda não dispõem de normas para regular as atividades e só 10 deles proíbem completamente o financiamento não declarado de partidos políticos, diz o estudo.
Frente a esta situação, a ONG fez um pedido aos legisladores europeus para que reforcem a transparência das atividades de lobby e de financiamento das campanhas eleitorais.
Cobus de Swardt, diretor da Transparência Internacional, durante uma entrevista no lançamento do Dinheiro, Política, Poder: os riscos de corrupção na Europa (transparency.org / enis). Bruxelas, 6 de Junho de 2012.
"Na Europa, o número de instituições que caracterizam uma democracia e permitem a um país lutar contra a corrupção são mais frágeis do que cremos", explicou Cobus de Swardt, diretor da Transparency International.
"Este relatório expõe questões preocupantes em um momento no qual a Europa precisa de uma cultura política de transparência para sair da crise econômica", disse.
Três de cada quatro europeus consideram que a corrupção é um problema crescente em seus países, segundo várias pesquisas da União Europeia.
Os partidos políticos, as empresas e a função pública são as instituições menos efetivas na luta contra os subornos e os comportamentos inadequados, diz o relatório.
O documento afirma, no entanto, que o continente dispõe de sistemas jurídicos sólidos e bem desenvolvidos.
Muitos governos não dão conta como deveriam de suas finanças e de seus contratos públicos. Além disso, apenas dois países se protegem eficazmente contra as ameaças aos cidadãos que denunciam ante a justiça delitos de corrupção, diz o estudo.
Dinamarca, Noruega e Suécia são os países melhor protegidos contra a corrupção, segundo a ONG.
O relatório também diz que 12 países dos 25 estudados não conferem limites a contribuições individuais aos partidos políticos.
Dezessete países dispõem de um código de conduta para seus parlamentares enquanto que em 11 a declaração pública de bens e juros não é completa.
Por outro lado, nos 20 países europeus existem obstáculos para as pessoas que querem ter acesso à informação pública.
O relatório completo está disponível na internet:
http://www.transparency.org/news/feature/enisaje/yo/pc/arz/wm
Fonte:

2 comentários:

  1. Parece correta a analise das comunicacoes da federacao galactica. Assistiremos a uma pane geral do modelo socio economico e a Europa sera palco principal destes eventos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo! Isso mesmo. Em nosso Brasil estamos otimistas, algumas notícias e pessoas de bem, revelaram um Ministério da Justiça antenado com a mídia alternativa. Estamos preparando esta matéria, passamos por uma experiência muito forte entre os dias 22 e 25 de maio, justo neste tema.
    Abs

    ResponderExcluir