quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O TELESCÓPIO FERMI E ALGUMAS DESCOBERTAS

Olá Amigos (as)!
O assíduo compartilhador Ambrósiano nos presenteou com algumas notícias e selecionamos estas imagens sobre o Telescópio Fermi.
http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Nasa_divulga_primeira_imagem_do_telescopio_espacial_Fermi&posic=dat_20080828-180219.inc 
O Telescópio de Raios Gama de Grande Área (Glast, na sigla em inglês) passa a se chamar Telescópio Fermi de Raios Gama, em homenagem ao físico italiano Enrico Fermi (1901-1954), ganhador do Nobel em 1938 uma das maiores figuras da história do campo da física de partículas. O novo nome foi anunciado nesta terça-feira, 26, juntamente com a apresentação do primeiro mapa de raios gama do céu feito pelo telescópio, lançado em junho de 2008.
http://www.ulbra.br/fisica/noticia/519/fisica-apresenta-vida-e-obra-de-enrico-fermi/
O diretor da Divisão de Astrofísica da Nasa, Jon Morse, referiu-se ao Fermi como a "máquina radical"."O ritmo das descobertas será emocionante pelos mpróximos meses e anos", prometeu, lembrando que o Fermi completa uma varredura do céu a cada três horas. Raios gama são produzidos no espaço pela desintegração ou aquecimento de partículas, no núcleo de galáxias, em nuvens de gás e na vizinahnça de buracos negros.
Notícia de 26 de agosto de 2008, http://astronomiaemfortaleza.blogspot.com/2008/08/novo-telescpio-da-nasa-v-uma-exploso-no.html.
 http://eternosaprendizes.com/2009/11/11/fermi-detectada-a-assinatura-da-antimateria-em-raios/#more-6699
Desenhado para varrer os céus de milhares a bilhões de anos-luz além do Sistema Solar buscando os raios gama, o Telescópio Espacial Fermi de Raios Gama também tem captado uma vibração de choque a partir da Terra. Durante seus primeiros 14 meses de operação, o observatório espacial já detectou 17 explosões de raios gama associadas a tempestades elétricas terrestres. O intrigante é que algumas destas explosões contêm uma surpreendente assinatura de antimatéria.
Durante duas tormentas recentes, o telescópio Fermi registrou emissões de raios gama de uma energia particular e poderosa que somente poderia ter sido produzida pelo decaimento de pósitrons energéticos, o equivalente dos elétrons de antimatéria. Estas observações são as primeiras deste tipo em tempestades elétricas. Michael Briggs da Universidade de Alabama em Huntsville anunciou estas intrigantes descobertas no Simpósio Fermi em 05 de novembro de 2009.
É uma surpresa haver encontrado a assinatura de pósitrons durante uma tormenta de raios, disse Briggs.
Durante duas recentes tormentas elétricas, o telescópio Fermi encontrou evidências de que há pósitrons, não somente elétrons, nas tempestades da Terra. Crédito: Axel Rouvin/Flickr.
O mesmo que detectou duas bolhas gigantescas de raios gama na Via Láctea.
De um lado ao outro do céu as novas bolhas de raios-gama se estendem por 50.000 anos luz, isto é, metade do diâmetro da Via Láctea, nas direções dos pólos galácticos, como demonstrado nesta figura. Indícios das bordas destas bolhas foram primeiramente observadas em raios-X pelo satélite ROSAT, uma missão alemã que operou na década de 1990. Os raios gama mapeados pelo FERMI (cor magenta) se estendem muito alem do plano galáctico. Crédito: NASA's Goddard Space Flight Center.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=pesquisas-sobre-antimateria&id=010175110117
O telescópio espacial Fermi, especializado na observação de raios gama, detectou feixes de antimatéria produzidos acima das tempestades na Terra, um fenômeno nunca visto antes.
Os cientistas acreditam que as partículas de antimatéria foram formadas em um flash de raios gama terrestre (TGF), uma rápida explosão produzida no interior das tempestades de raios. Estima-se que cerca de 500 TGFs ocorram diariamente em todo o mundo, mas a maioria não é detectada. "Esses sinais são o primeiro indício direto de que as tempestades produzem feixes de partículas de antimatéria," afirma Michael Briggs, da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele apresentou os resultados das pesquisas com o telescópio da NASA nesta segunda-feira, durante uma entrevista coletiva na reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Seattle.

Eu sou Arcturiano, na Paz e Alegria a serviço do Criador



 









Nenhum comentário:

Postar um comentário