quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Monte Etna entra em erupção na ilha italiana da Sicília

Olá Amigos (as)!
Mantendo-se atualizado com os fatos ao redor do planeta compartilhamos este.
Notícia postada no www.terra.com.br, 13 de janeiro de 2011 • 08h02.
 http://noticias.terra.com.br/mundo/fotos/0,,OI144180-EI294,00-Monte+Etna+entra+em+erupcao+na+ilha+italiana+da+Sicilia.html

O monte Etna o pico mais alto e o vulcão mais ativo da Itália.
O vulcão Etna entrou em erupção na ilha italiana da Sicília na noite de quarta-feira, ocasionando um rio de lava por uma de suas encostas, onde autoridades locais anunciaram estado de alerta.
Segundo informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), a atividade do vulcão se intensificou na noite desta quarta-feira, pouco depois das 22h48 da hora local (19h48 horário de Brasília).
O jornal "Corriere della Sera" informou que o espetáculo de lava foi visível nas cidades de Catânia e Taormina, e informou que a atividade do vulcão perdeu intensidade nos começo da manhã desta quinta-feira e que, por enquanto, cessaram as explosões de lava.
A diminuição da atividade vulcânica permitiu a reabertura desta manhã do aeroporto de Catânia, a segunda cidade mais importante da Sicília, que foi fechado por precaução na tarde de quarta-feira perante a possibilidade que o Etna pudesse lançar cinzas.
Segundo os cientistas do INGV, os sinais registrados nos últimos dias lembram às fases preliminares das violentas eruções de 2006 e 2007 e não se descarta que a lava volte a correr pela encosta nas próximas horas.
A última grande erupção do vulcão de 45 quilômetros de diâmetro localizado no leste da Sicília, que esteve acompanhada de mais de duzentos pequenos terremotos, foi em maio de 2008.
O Etna tem 3.322 metros de altura e é a montanha mais alta da Itália ao sul da cordilheira dos Alpes.
http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4887400-EI188,00-Vulcao+Etna+entra+em+erupcao+no+sul+da+Italia.html
Fomos observar comentários dos internáutas e achamos este da ANA bastante original.

“APENAS UM VULCÃO EM ERUPÇÃO. SEMPRE EXISTIRAM VULCÕES E ELES ENTRAM EM ERUPÇÃO PARA A TERRA RESPIRAR. SIMPLES, MUITO SIMPLES. SÓ ISSO.
NADA DEMAIS.”

Saudações
Arcturiano



Nenhum comentário:

Postar um comentário